Torre Esperança (Hope Tower)


Em São Paulo, há cerca de 15 mil moradores de rua vivendo em condição de abandono e marginalização social.

Em outubro de 2015, o NUTAU/USP - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - procurou o Instituto Construir com a intenção de viabilizar o projeto Torre Esperança: um centro de apoio aos moradores de rua.

A torre será erguida na área central de São Paulo, em terreno próximo às estações de metrô e de trem, em local de atual concentração de moradores de rua, mas também de empregos.

Terá 136 quartos com banheiros e copas (todos com terraços verdes), com 4 dimensões (para 1, 2 , 3 e até 4 moradores da mesma família), distribuídos verticalmente em 17 andares, com 8 quartos por andar e terraços verdes sobre a cobertura da fileira inferior de quartos, gerando a sensação de movimento espiral ascendente na fachada. O núcleo vertical central terá corredor circular ventilado, com dois elevadores envidraçados e uma escada central.

Um andar será destinado para uma pequena creche e os dois andares inferiores serão usados para espaços comerciais em geral - alguns dos quais com produtos de artesanato produzido pelos moradores - e para os serviços assistenciais aos moradores. O aluguel das lojas ajudará nos custos de manutenção da torre.

A proposta foi aprovada, por unanimidade, por um grupo de 50 moradores de rua que se encontraram no Instituto Construir, no dia 08 de novembro de 2015.

Esta campanha visa a captação destes recursos para os necessários estudos de viabilidade para a torre, por meio de um processo de financiamento coletivo (crowdfunding). As doações mínimas são de R$ 10,00 (dez reais) e podem ser realizadas através de transferência eletrônica ou através de doação direta na conta do Instituto Construir:

Transferência Eletrônica


Depósito Bancário

ASSOCIACAO CIVIL INSTITUTO CONSTRUIR
CPNJ 10.590.015/0001-00
Banco Bradesco
Agência 599
Conta 4080-0



A TORRE ESPERANÇA AGRADECE SUA GENEROSA DOAÇÃO!